Fonte: China Daily 25.01.2010
China - Pode não ser o prédio mais alto da região do Pearl River Delta, mas poderá ser um dos poucos que aponta para um objetivo nobre: impacto zero de consumo de energia sobre a rede. A construção da Torre Pearl River, localizada no distrito central de negócios em Guangzhou, começou em 2006 e deverá ser concluída até o fim deste ano, disse Jaime Velez, um dos principais designers da Skidmore, Owings & Merrill (SOM, na sigla em inglês) , situada nos Estados Unidos. Espera-se que ele se torne o primeiro prédio comercial da cidade litorânea com consumo zero de energia. A torre foi projetada pela SOM, uma das empresas de arquitetura, design urbano, engenharia e design de interiores mais importantes do mundo.
"Seria uma meta bastante ambiciosa? É algo que devemos nos esforçar para conseguir", disse Velez. O designer disse que fazer um edifício verde é mais desafiador do que fazê-lo alto. "Altura não parece ser um problema. A tentativa de fazer uma construção de uma perspectiva de sustentabilidade, e verde, é mais difícil. Nós damos grande importância à utilização de recursos naturais como o vento e o sol para gerar eletricidade para a construção desde o início do processo", disse ele. O edifício vai colher energia eólica e solar, direcionando os ventos dominantes para que eles se tornem "aparelhos invisíveis" que ajudem a suprir a torre.
O consumo de energia é reduzido, maximizando a iluminação natural do dia, reduzindo o ganho solar em espaços com ar condicionado, retendo a água da chuva para uso em sanitários e usando o sol para aquecer a água quente que será utilizada no prédio. "Esta é uma construção icônica, de alto desempenho, desenhada em harmonia com o meio ambiente", conclui Velez. "É um arranha-céu para uma nova era".
A fachada também é projetada de acordo com critérios "sustentáveis", usando vários conceitos: orientações para tirar o máximo partido da luz solar por dia, elementos de fachada equipado com células fotovoltaicas para captar a energia, vidros e janelas com cortinas construídos para proteger a construção de temperaturas externas indesejadas, etc ... A pele de vidro duplo oferece um elevado nível de isolamento que resulta em eficiência energética.
Tem cerca de 3.400 painéis solares e 8 turbinas, esta torre produz mais energia do que a que consome. A sua fachada contem quatro grandes aberturas que direcionam o vento para as turbinas. As curvas descritas pelo formato da torre são projetados para permitir que o vento seja captado a velocidade máxima possível para as turbinas localizadas em dois andares técnicos. A energia produzida por estas turbinas pode ser utilizada diretamente ou armazenada em baterias para uso posterior. A situação das turbinas quanto a possíveis ruídos ou vibrações que podem ocorrer não irá afetar o conforto dos usuários da torre, além de ser mais acessível para manutenção.
A torre também tem célula independente baseada em geração de energia elétrica a gás natural, com uma eficácia estimada em mais de 50%. O objetivo com esta geração de energia limpa e da falta de dependência de redes externas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário