sexta-feira, 2 de julho de 2010

Receita: Intervenção nas Vagas




ESPAÇO RECREATIVO




Materiais utilizados:
2 Panos de 1,4 x 5 m quadriculado nas cores verde amarelo;
Conjunto de 1 mesa e duas cadeiras de ferro (tipo de bar);
1 Mesa e 2 cadeiras de madeira pequenos para as crianças;
Tablado de madeira de 110x80x2 cm;
Almofadas;
Banquinhos
Dominó;
Baralho;
UNO;
Jogo da Memória;
Jogos portáteis eletrônicos;
Dama, Xadrez, Gamão, Ludo, Víspora.



Para a montagem do tablado, é necessário 1 tábua de 110x80x2 cm para o piso, 2 tabuas de 106x8x2 cm para as laterais maiores e 2 tábuas de 80x8x2 cm para as laterais menores.
Usamos pregos como elemento de fixação das tábuas.



A idéia inicial para o nosso projeto foi realizar uma atividade recreativa que proporcionasse uma maior interação das pessoas.
Para isso, a proposta foi montarmos no lugar da vaga uma atividade lúdica, trazendo jogos de cartas, baralho, dama, gamão...etc.



Para delimitarmos o lugar da vaga colocamos o pano com as cores do brasil, simbolizando os jogos da copa. Os jogos de tabuleiro colocados nas mesas, com duas cadeiras. Foi colocado um tablado no centro com os jogos de cartas e gamão e almofadas ao redor para para que as pessoas pudessem se sentir mais a vontade. Na outra ponta colocamos uma mesa pequena com duas cadeirinhas para que também as crianças pudessem ter o seu espaço para jogar.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Modelo do Radames - Planta e Cortes

Em ordem: Corte Longitudinal, Corte Transversal, Planta


quarta-feira, 2 de junho de 2010

Jogo: Cargo Bridge

Mostre os seus conhecimentos de engenharia e monte pontes com uma boa sustentação e estrutura, posicionando todas as peças nos locais corretos para que os personagens passem sem se preocuparem em cair.


quarta-feira, 26 de maio de 2010

Uso de Ruas: Rua de Lazer - SESC


O lazer é importante para o alto astral e também para a saúde física e mental. Por isso, é importante que ele esteja ao alcance das comunidades, para que todos possam usufruir os benefícios proporcionados pelas atividades esportivas e divertidas. O SESC Minas Gerais promove as Ruas de Lazer, um evento artístico e esportivo gratuito, realizado em ruas da região metropolitana de Belo Horizonte e interior do Estado, aos sábados e domingos.


O evento tem por objetivo promover o lazer de qualidade para crianças e jovens em geral. As brincadeiras e exercícios, dirigidos e monitorados por profissionais especializados em entretenimento, são ideais para favorecer o aprendizado da convivência e o desenvolvimento dos participantes. Enquanto brincam, os jovens têm oportunidade de assistir a peças de teatro, participar de oficinas diversas tais como: artes e criatividade, pintura de rosto, desenho, argila, além de jogos recreativos e desportivos.

Fonte: http://www.sescmg.com.br/eventoseatividades/ruadelazer.asp?local=8

domingo, 2 de maio de 2010

Disse que me disse: Torre Pearl River - Mais energia do que o funcionamento do edifício

Fonte: China Daily 25.01.2010

China - Pode não ser o prédio mais alto da região do Pearl River Delta, mas poderá ser um dos poucos que aponta para um objetivo nobre: impacto zero de consumo de energia sobre a rede. A construção da Torre Pearl River, localizada no distrito central de negócios em Guangzhou, começou em 2006 e deverá ser concluída até o fim deste ano, disse Jaime Velez, um dos principais designers da Skidmore, Owings & Merrill (SOM, na sigla em inglês) , situada nos Estados Unidos. Espera-se que ele se torne o primeiro prédio comercial da cidade litorânea com consumo zero de energia. A torre foi projetada pela SOM, uma das empresas de arquitetura, design urbano, engenharia e design de interiores mais importantes do mundo.

"Seria uma meta bastante ambiciosa? É algo que devemos nos esforçar para conseguir", disse Velez. O designer disse que fazer um edifício verde é mais desafiador do que fazê-lo alto. "Altura não parece ser um problema. A tentativa de fazer uma construção de uma perspectiva de sustentabilidade, e verde, é mais difícil. Nós damos grande importância à utilização de recursos naturais como o vento e o sol para gerar eletricidade para a construção desde o início do processo", disse ele. O edifício vai colher energia eólica e solar, direcionando os ventos dominantes para que eles se tornem "aparelhos invisíveis" que ajudem a suprir a torre.

O consumo de energia é reduzido, maximizando a iluminação natural do dia, reduzindo o ganho solar em espaços com ar condicionado, retendo a água da chuva para uso em sanitários e usando o sol para aquecer a água quente que será utilizada no prédio. "Esta é uma construção icônica, de alto desempenho, desenhada em harmonia com o meio ambiente", conclui Velez. "É um arranha-céu para uma nova era".


A fachada também é projetada de acordo com critérios "sustentáveis", usando vários conceitos: orientações para tirar o máximo partido da luz solar por dia, elementos de fachada equipado com células fotovoltaicas para captar a energia, vidros e janelas com cortinas construídos para proteger a construção de temperaturas externas indesejadas, etc ... A pele de vidro duplo oferece um elevado nível de isolamento que resulta em eficiência energética.

Tem cerca de 3.400 painéis solares e 8 turbinas, esta torre produz mais energia do que a que consome. A sua fachada contem quatro grandes aberturas que direcionam o vento para as turbinas. As curvas descritas pelo formato da torre são projetados para permitir que o vento seja captado a velocidade máxima possível para as turbinas localizadas em dois andares técnicos. A energia produzida por estas turbinas pode ser utilizada diretamente ou armazenada em baterias para uso posterior. A situação das turbinas quanto a possíveis ruídos ou vibrações que podem ocorrer não irá afetar o conforto dos usuários da torre, além de ser mais acessível para manutenção.



A torre também tem célula independente baseada em geração de energia elétrica a gás natural, com uma eficácia estimada em mais de 50%. O objetivo com esta geração de energia limpa e da falta de dependência de redes externas.

sábado, 10 de abril de 2010

INTERVENÇÃO NO ARRUDAS

Nas aulas da Oficina de Fundamentação e Instrumentação foi pedido que os alunos criassem propostas de intervenção na área urbana do Rio Arrudas. O Trabalho foi realizado em duplas e agora apresentamos nossas primeiras propostas.

Nossa dupla (Lucas e Guilherme) apresentou algumas divergências na intervenção. Assim apresentamos duas propostas primárias.

Uma das propostas é a criação de uma pista de caminhada dentro da calha do rio. Obviamente, primeiro, seria necessário um tratamento para melhorar a qualidade da água. Assim, a população poderia praticar exercícios físicos na beira do rio nos dias quentes. Como a instalação das pistas não ocupa grande volume, a calha não perderia capacidade para as cheias. Para o acesso da população as pistas serão instaladas escadas laterais por toda a pista. (Imagem 1)

A outra proposta consiste na criação de um boulevard na região da Lagoinha, logo atrás da rodoviária. Sobre a área coberta instalar-se-ão um estacionamento e uma pista para skateboard. (Imagens 2, 3, 4 e 5)

Imagem 2



Imagem 3



imagem 4



Imagem 5

quinta-feira, 18 de março de 2010

TEXTO SOBRE A CIDADE EM QUE VIVO: BELO HORIZONTE



Como forma de concretizar as discussões ocorridas em sala de aula, na disciplina de fundamentação e instrumentação, o Prof. Hamilton prpôs a criação de um texto sobre a cidade em vivem que sintetizasse os conceitos apresentados até a aula do dia 18/03.

As aulas serviram como uma introdução à disciplina, onde a abordagem escolhida buscou despertar nos alunos um outro tipo de percepção frente à cidade em que vivemos, no caso, Belo Horizonte. Também foi sugerido aos alunos que coletassem elementos da cidade, como textos e imagens, para a elaboração do texto.

BELO HORIZONTE: VISÕES DIVERSAS

Como objeto de estudo urbanístico, Belo Horizonte, a sexta metrópole mais populosa do país segundo o IBGE, é uma boa escolha. A cidade, hoje metrópole, foi concebida para centralizar a admnistração do estado, localizada até então no município de Ouro Preto. Quando concebida não se imaginava a dimensão de metrópole nacional que esta ganha hoje. E muito menos toda sua complexidade.


"A Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem de Curral del Rei está situada em campos amenos na extensa planície de sua serra donde manão imensas fontes de cristalinas e saborosas águas; o clima da região he temperado; a atmosphera he salutifera; está circulada de pedras e mais materiais onde se podem fazer soberbos edifícios; a natureza criou este logar para sua formosa e linda cidade, si algum dia for auxiliada esta lembrança" (Pe. Francisco de Paula Arantes)

(Amazonas, década de 40)

Com seu projeto da malha urbana de Belo Horizonte, Aarão Reis pretendia manter a cidade não muito além dos limites da Avenida do Contorno. Devido à estimativa errônea de restringir a população a não mais que 100.000 habitantes até 1997, a cidade sofreu, durante o séc. XX, sérios problemas urbanos, com seu déficit de infra-estrutura.
(Avenida Afonso Pena, década de 50)

Devido ao fenômeno da conurbação, Belo Horizonte se tornou uma grande metrópole, que hoje engloba 34 municípios. Toda a região está ligada à economia da capital. O centro da cidade se tornou um espaço multifuncional, e que devido ao seu destaque no setor de serviços, agrupa grande parte da força de trabalho de toda a região. Tal concentração leva à problemas de trânsito e de transporte público, que se agravaram com a falta de obras viárias importantes, uma preocupação recente da prefeitura e do governo do estado.

Belo Horizonte se caracteriza por possuir diversos estilos arquitetônicos, mas que devido aos seus 113 anos de exisstência, apresenta uma predominância moderna. Exemplo disso é o Conjuto Arquitetônico da Pampulha, de Oscar Niemeyer. Nele, estão o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile, a Igreja São Francisco de Assis e o Iate Tênis Clube, englobando ainda o Mineirão e o Mineirinho

Garimpo - Elementos de Belo Horizonte #4

Links de fotos que pretendo usar futuramente nos trabalhos:

http://travel.webshots.com/album/556559397WvSHQt

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=205800

http://www.skyscraperlife.com/brazil/9538-regiao-da-savassi-belo-horizonte-parte-1-a.html

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=572106

quarta-feira, 17 de março de 2010

Garimpo - Elementos de Belo Horizonte #3

Vídeo retirado do blog http://portfoliolucascruz.blogspot.com com um tour virtual dentro da Cidade Administrativa de Minas Gerais

Garimpo - Elementos de Belo Horizonte #2



INDEPENDÊNCIA SERÁ TRANSFORMADO EM ARENA MULTIUSO

O presidente do América Futebol Clube, Antonio Baltazar, anunciou na tarde de ontem, 28 de agosto, em entrevista coletiva no CT Lanna Drumond, a concretização do que era um sonho de transformar o estádio Independência em arena multiuso, em realidade. Uma comissão que terá como presidente o ex-dirigente americano, Marcus Salum, apresentará projeto da arena dentro de 90 dias. O início das obras, previsto apenas para o ano que vem, se dará após finalização de um projeto detalhado da arena multiuso. Após conclusão do projeto, os dirigentes do América vão se reunir novamente com os governos Federal e do Estado para discutir o início da obra e a disponibilização dos recursos. A idéia inicial é que o Independência deverá receber 1.200 novas vagas de estacionamento, arquibancada para 33 mil torcedores, criação de 50 camarotes, dois centros comerciais nas ruas Ismênia Tunes e Pitangui com um memorial do clube, fechamento do anel do estádio e criação de vestiários e auditórios para convenções e outros eventos culturais. “Este projeto será o primeiro de muitos. Num primeiro momento, podemos sonhar com a arena de Belo Horizonte. Este não é um projeto para o América, é para BH”, declarou Baltazar.

A arena que será construída no Horto não receberá somente partidas de futebol, mas também receberá outros espetáculos e eventos de Belo Horizonte. Baltazar afirmou que as obras serão realizadas com consenso de todos os envolvidos: América, PBH, moradores da região e BHTRANS. “Temos que ressaltar que toda esta obra será realizada com o apoio da BHTRANS, Prefeitura e moradores da região. Não existe nenhuma previsão de desapropriação no local e no entorno do Independência. O terreno do América tem tamanho suficiente o bastante para fazer as obras e trânsito local”, afirmou o presidente.

Fonte: http://www.americamineiro.com.br/news/view/1233

Garimpo - Elementos de Belo Horizonte #1



Localizada no Terminal Turístico JK, a Casa Cultural Matriz têm sua trajetória marcada pela diversidade de expressões artísticas para as quais abre seu espaço. Do rock à MPB, passando por DJs, rappers, atores, artistas plásticos, dançarinos, quadrinistas e poetas, a Matriz abriga também expressões da música erudita e do cinema.

A Matriz possui dois ambientes. O Bar separa-se da área de palco e pista de dança por um corredor com projeto de iluminação adequado para exposições. O circuito interno de TV e o telão exibem filmes e video-clipes durante os eventos. Os cuidados com a qualidade e a segurança têm sido preocupação fundamental da administração. A casa possui todos os alvarás necessários ao seu funcionamento, incluindo a aprovação em vistoria do Corpo de Bombeiros.

A Matriz é uma casa voltada para o cenário artístico independente. Assim, é um espaço onde a proposta artística vem antes do mero comercialismo, o que têm possibilitado a um sem número de artistas de todas as áreas a oportunidade de se manifestar e divulgar o seu trabalho.

Fontes:
(Texto) www.matrizbh.com.br
(Imagem)www.ktrina.blogger.com.br/